quinta-feira, 21 de março de 2013

quarta-feira, 20 de março de 2013

O núcleo da Célula

   O núcleo da célula é a parte mais importante pois o núcleo contem em seu interior informações necessárias para o funcionamento celular.Essas informações estão contidas em uma molécula chamada DNA ( Ácido Desoxirribonucléico) e são encaminhadas ao citoplasma por meio de uma  molécula sintetizada no núcleo, o RNA( Ácido Ribonucleico).
O DNA contem as infornações necessárias para a produção de proteínas, que cumprem importantes papéis no funcionamento celular. O DNA serve como mole para produzir as moléculas de RNA
O RNA tem a principal função de transportar as informações do núcleo para o citoplasma, até os ribossomos. Nos ribossomos as proteínas são produzidas e irão desempenhar diversas funções na célula e no organismo.

O núcleo é formado pelas seguintes estruturas:Envoltório Nuclear, nucléolo, nucleoplasma e cromatina
A célula





Envoltório Nuclear: Envoltório nuclear, antigamente chamada de carioteca é formado por duas membranas com estrutura e composição semelhante à membrana plasmática. Ele delimita o núcleo, separando estruturas nucleares do citoplasma

Nucléolo:é uma região no núcleo é uma região no núcleo formada principalmente por RNA, proteínas e pequena quantidade de DNA. parte dos RNAs presentes no nucléolo formará os ribossomos.

Nucleoplasma: é um fluído constituído principalmente por água, proteínas e RNA. Muitas proteínas presentes no nucleoplasma participam da Síntese de RNA e DNA. O Nucleoplasma preenche espaços no núcleo.

Cromatina: é o conjunto de estruturas formadas por DNA e algumas proteínas. A principal função dessas proteínas é proteger o DNA, a cromatina contem informações necessárias para a produção de proteínas, moléculas  que atuam no funcionamento celular. Durante determinada fases do Ciclo celular, a cromatina presente no núcleo pode apresentar-se bastante enrolada, formando estruturas compactas, os cromossomos.





A cromatina é formada por DNA e proteínas que servem para protege-lo.

Correção de exercíciosa sobre Organelas celuares das páginas 32 e 38 da Apostila

Atividades da página 32 da apostila
1-O ovo de granja representa o óvulo  não fecundado de uma galinha pois as galinhas de granja ficam separadas do galo, Já as galinhas da roça são criadas junto com o galo e o óvulo é fecundado.
" O ovo se forma num processo lento, que dura em média 25 horas e se divide em duas fases. A primeira, com duração de 4 horas, corresponde à formação de todos os componentes internos do ovo. A segunda fase leva até 21 horas e é quando ocorre a deposição de cálcio para a formação da casca. Nos ovários forma-se a gema, com a incorporação de sais minerais, proteínas e lipídios e o desenvolvimento se dá desenvolve à medida que caminha pelos compartimentos ovidutos. A casca é formada no útero, onde recebe uma grande quantidade de água e vitaminas.

Durante todo esse processo o ovo não tem a forma ovalada que conhecemos, na verdade eles são esféricos (redondos) quando ainda estão no interior do animal e possuem uma casca macia e maleável. Esta forma característica que conhecemos, se dá quando o ovo é forçado atráves do oviduto: os músculos se contraem, empurrando-o mediante movimentos ondulatórios (peristáticos). No início do processo o ovo é esférico, depois fica meio conico e só no final quando a casca entra em contato com o oxigênio e endurece, é que ele se torna ovalado.

O ovo se forma na ave mesmo se não for fecundado, da mesma maneira que a mulher ovula todos os meses, mesmo sem ter relação sexual. As galinhas, por exemplo, botam ovos todos os dias. O ovo não fecundado é aquele que consumimos (nos fecundados, a gema serve para a alimentação do embrião)."
 Autora: Karlla Patrícia
Disponivel em:  http://diariodebiologia.com/2008/10/como-se-formam-os-ovos-dentro-das-aves/




2-A mulher deve fazer todos os meses acompanhamento pré-natal com o obstetra, não fumar, não beber, fazer exercícios físicos bem leves, tais como Hidroginástica, Yoga, ter alimentação  saudável.


Aula de 20/03/2013
Página 38 da Apostila

1-Nessa resposta você precisa escolher 3 organelas abaixo.
Mitocôndria: Respiração celular ( liberação de Enrgia pela célula)
Reticulo endoplasmático: Transporte de substâncias, como proteínas e lipídios
Ribossomos: Produzir proteínas
Complexo Golgiense: Armazenar e modificar substâncias
Núcleo: controle do funcionamento da célula
Lisossomos: Digestão celular.
Quando ele engloba uma partícula forma o vacúolo digestivo
Centríolos: auxiliam a divisão celular.

2- A membrana possui Permeabilidade Seletiva, isto é a propriedade de selecionar o que entra e o que sai da célula.

3- A partir do DNA presente no núcleo, um RNA leva  uma mensagem aos ribossomos que estão no retículo endoplamático rugoso  para produzir uma proteína.Essa proteína é armazenada no aparelho golgiense.





terça-feira, 19 de março de 2013

Correção da Prova:

1-Esses dois animais pertencem a classe dos Mamíferos. As características dos Mamíferos são: Presença de glândulas sudoríparas, glândulas mamárias, temperatura corporal constante, a maioria é vivíparo e possuem placenta.

2-Pertence a ordem dos Primatas. Os primatas possuem cérebro mais desenvolvido, polegar opositor, visão binocular, vida familiar, cuidado com a prole.

3-Pondidae

4- O chimpanzé pois nosso DNA é mais parecido, pertencemos a mesma ordem, a dos Primatas.

5- Genoma é o conjunto do Material Genético contido no núcleo de nossas células. Os Cientistas, comparando o genoma Humano com o genoma dos chimpanzés viram que ha 98,9% de semelhança.
6-
Reino:  Animalia ou Animal
Filo Chordatha ou dos Cordados
Classe: Mammalia ou Mamíferos
Ordem Primates ou Primatas
Família: Hominidae ou  Hominídeos
Gênero Homo
Espécie: Homo sapiens

7-Estudando os fósseis podemos ver como nossos antepassados eram e entender a evolução.

8-O Homem de neandertal era mais baixo que o Homo sapiens, possuía cultura, enterrava os mortos, eram brutos. Eles se extinguiram pois a Terra foi ficando mais fria, eles voltaram para a Africa e encontraram o Homo sapiens e o Homo sapiens era mais habilidoso, caçava melhor, possuía ferramentas melhores  e levou vantagem na busca de alimento.

9-Foi importante nossos ancestrais se tornarem Bípedes pois as mãos ficaram livres para a fabricação de equipamentos para caça, para plantar, caçar, etc.

10- Não, pelo desenho nota-se que somos apenas aparentados com as várias espe´cies de macacos pois viemos de um ancestral comum.