quarta-feira, 20 de março de 2013

O núcleo da Célula

   O núcleo da célula é a parte mais importante pois o núcleo contem em seu interior informações necessárias para o funcionamento celular.Essas informações estão contidas em uma molécula chamada DNA ( Ácido Desoxirribonucléico) e são encaminhadas ao citoplasma por meio de uma  molécula sintetizada no núcleo, o RNA( Ácido Ribonucleico).
O DNA contem as infornações necessárias para a produção de proteínas, que cumprem importantes papéis no funcionamento celular. O DNA serve como mole para produzir as moléculas de RNA
O RNA tem a principal função de transportar as informações do núcleo para o citoplasma, até os ribossomos. Nos ribossomos as proteínas são produzidas e irão desempenhar diversas funções na célula e no organismo.

O núcleo é formado pelas seguintes estruturas:Envoltório Nuclear, nucléolo, nucleoplasma e cromatina
A célula





Envoltório Nuclear: Envoltório nuclear, antigamente chamada de carioteca é formado por duas membranas com estrutura e composição semelhante à membrana plasmática. Ele delimita o núcleo, separando estruturas nucleares do citoplasma

Nucléolo:é uma região no núcleo é uma região no núcleo formada principalmente por RNA, proteínas e pequena quantidade de DNA. parte dos RNAs presentes no nucléolo formará os ribossomos.

Nucleoplasma: é um fluído constituído principalmente por água, proteínas e RNA. Muitas proteínas presentes no nucleoplasma participam da Síntese de RNA e DNA. O Nucleoplasma preenche espaços no núcleo.

Cromatina: é o conjunto de estruturas formadas por DNA e algumas proteínas. A principal função dessas proteínas é proteger o DNA, a cromatina contem informações necessárias para a produção de proteínas, moléculas  que atuam no funcionamento celular. Durante determinada fases do Ciclo celular, a cromatina presente no núcleo pode apresentar-se bastante enrolada, formando estruturas compactas, os cromossomos.





A cromatina é formada por DNA e proteínas que servem para protege-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário