sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A Célula

A Célula é considerada a Unidade estrutural e funcional básica do organismo, ou seja, é a menor estrutura capaz de realizar as atividades essenciais à vida.
As células formam Tecidos quem compõem um organismo. As diversas células do coro Humano apresentam uma variedade de formas, tem diferentes funções e são tamanho bastante reduzido.Por causa do pequeno tamanho só podemos observar células em um Microscópio.
Como unidade funcional, as células desempenham as mais diversas funções no organismo Humano. Elas podem ser responsáveis por digerir determinadas substâncias, realizar trocas gasosas, relaxar e contrair-se resultando em movimentos, transmitir impulsos nervosos, proteger o organismo, entre outras funções.
A célula é formada por membrana, citoplasma e núcleo.
A Membrana Plasmática regula a entrada e saída de substâncias da célula, protege e participa da comunicação química entre as células. é formada por proteínas e lipídios.
O Citoplasma é formado pelo citosol e pelas organelas celulares.O Citosol é um fluído que geralmente apresenta uma consistência de gel. Ele é composto por um conjunto de substâncias, tais como: Proteínas, e açúcares, dispersos em água. No citosol ocorrem algumas reações químicas importantes para a manutenção da célula.
As organelas são estruturas especializadas com aparência característica  e que desempenham funções específicas no interior da célula.
Mitocôndrias: fazem a respiração celular.
Centríolo: ajuda no processo de divisão celular nas células animais, ajuda na formação dos cílios e flagelos
Complexo golgiense: secreta substâncias e armazena moléculas.
Lisossomo: faz a digestão celular através de enzimas.
Retículo Endoplasmático: transporte de Substâncias e produção de lipídeos. Ele pode conter Ribossomos:organelas produtoras de proteínas, chamado de Retículo endoplasmático Rugoso e pode não conter Ribossomos: Chamado de Retículo Endoplasmático Liso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário